SIGA NAS REDES SOCIAIS
06/11/2018 11h11

O vinagre faz bem para a saúde?


Redação 96FM
O vinagre faz bem para a saúde?

Nos anos 80 o vinagre de malta era considerado o melhor do mundo. Essa primazia passou para o vinagre de Módena no século XXI. Algumas notícias e blogs querem nos fazer acreditar que beber vinagre é a cura para tudo. Nossos amigos e conhecidos nos contam histórias sobre os poderes sadios do vinagre. “Está com dor nas costas por limpar a casa? Vinagre”. Esses quilos que estão em excesso? O vinagre o fará emagrecer”.

O vinagre faz bem para a saúde?
O vinagre faz bem para a saúde?

Uma cura para a peste, resfriado e obesidade?

Históricamente o vinagre foi usado para combater muitas doenças. O médico grego Hipócrates recomendava tratamentos com vinagre para tosse e resfriados. Na Idade Média, seu sucessor, o italiano Tommaso del Garbo, lavava as mãos, o rosto e a boca com esse alimento durante a peste de 1348 com a esperança de prevenir essa terrível infecção.
Desde o tempo dos soldados romanos até os atletas deste século, usaram uma bebida feita com uma mistura de vinagre com água para matar a sede. Ao redor de todo o mundo, as culturas antigas e modernas encontraram bom uso para esse “vino agrio”.
Apesar de haver testemunhos e anedotas sobre as virtudes do vinagre, o que a medicina e os cientistas podem dizer sobre a relação desse “vinho” com a saúde?

O vinagre faz bem para a saúde?
O vinagre faz bem para a saúde?

Relação do vinagre com a obesidade e diabetes.

Algumas pesquisas foram realizadas com o vinagre. Uma delas demonstrou que, depois de uma refeição, o vinagre pode melhorar os níveis de glicose no sangue daquelas pessoas resistentes à insulina. Em um grupo de 11 participantes “pré-diabéticos”, uma ingestão de 20 mililitros – um pouco mais de uma colher de sopa – de vinagre reduziu seus níveis de açúcar no sangue. Um bom dado, mas provado em tão somente 11 pessoas.

Outra investigação realizada com adultos obesos demonstrou uma redução significativa no peso, da quantidade de gordura corporal e dos níveis de triglicérides.

Os cientistas selecionaram 155 japoneses para que ingerissem 15 mililitros – uma colher de sopa – ou 30 mililitros – duas colheres de sopa – de vinagre diariamente. Tanto no grupo que bebeu 15 mililitros como no que tomou o dobro, os resultados foram os mesmos: redução nos três marcadores. Ainda que seja importante e necessário confirmar esses resultados com pesquisas bem mais extensas – na casa de milhares de pessoas – os dados são prometedores.

Trabalhos realizados com ratos mostram como o vinagre pode potencialmente reduzir a pressão arterial e as células gordurosas abdominais. Isto ajuda para construir uma pesquisa em humanos, mas basear benefícios exclusivamente em pesquisas com animais é prematuro. Em geral, os benefícios do vinagre devem ser confirmados por pesquisas muito mais extensas. Atualmente, nem as autoridades responsáveis pela saúde dos europeus, norte americanos ou brasileiros declaram ou reconhecem esses benefícios.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *